MANIFESTAÇÕES POPULARES

Blogue destinado à divulgar atividades culturais locais popularescas, como grupos de bairros, ou arte produzida pelo povo.

domingo, 5 de abril de 2009

Grupos de Percussão são atrativos em Lauro de Freitas

O bairro Lagoa dos Patos conta com a iniciativa de Washington Silva, que há 11 anos coordena trabalhos comunitários, formando grupos de capoeira, maculelê, dança e percussão. Ao todo, 143 pessoas participam do Grupo Brilha-aê.

Grupo de percussão da Lagoa dos Patos

Confira as fotos da apresentação


O grupo de percussão do Brilha-aê conta com 48 crianças, com idade a partir de três anos, todas moradoras do Bairro Lagoa dos Patos, em Lauro de Freitas. A comunidade aprova a iniciativa e colabora com o trabalho social. A verba para manter o projeto é arrecadada na localidade, entre os comerciantes e os moradores. As apresentações são feitas no próprio bairro e não visam dinheiro, mas lazer e cultura.

Para participar, os alunos precisam estar na escola. "se tiver algum que queira entrar e não estiver estudando, vou na casa dos pais para conversar com eles e primeiro matricular na escola para depois entrar no grupo", informa Washington. Ele acrescenta que existe um esquema de notas: "quem tiver as melhores notas na escola fica na fila da na frente da percussão. Os com piores notas, ao fundo."



" A deficiência de lazer aqui na comunidade me fez tomar a iniciativa. As pessoas pediram para eu dar aula de capoeira, e quando ví a empolgação da meninada, tive a idéia de montar os outros grupos."
Washington Silva, 40 anos




  • Instrumentos utilizados para aprender percussão

Marcação
Timbau
Latas
Caixas
Barril
Atabaque

As crianças iniciam com a lata, para aprender os toques. Depois de lapidadas, elas passam para os instrumentos para não danificá-los. Todos os comandos são realizados através de toques de apito, pelo próprio Washington.


Grupo comando negro
Além do grupo Brilha-aê, existe também o Comando Negro em Lauro de Freitas, liderado pelo professor conhecido como mestre Caveirinha. O Comando Negro é um grupo mais estruturado, voltado para a profissionalização. "Quando um aluno já está bom, eu mando ele pra lá, para ele crescer. Mando por ano de 4 a 5 pessoas. De lá eles fazem apresentações, seguem para outros grupos como a escolinha Olodum Mirim", explica Washington.

(Por Nayara Lobo)
Vídeo com apresentações dos grupos Brilha-aê e Comando Negro


História da percussão
Flávia Souza
Ao pensarmos em sons ou em percussão podemos perceber que a sua história vem desde os tempos da Idade da Pedra, onde os homens primitivos se comunicavam através de bater de palmas, gerando determinado ritmo. As pedras também eram usadas para emissão de sons. Essas pedras tinham um formato convexo que permitia uma melhor adaptação as mãos e imaginamos que elas eram usadas batendo umas nas outras, o que também gera som Essa análise também pode ser aplicada a pedaços de pau, bastões e ossos de animais.

Existem algumas provas de que naquele tempo já existia a percussão: as provas arqueológicas, que são os objetos petrificados achados por arqueólogos, os desenhos encontrados nas cavernas. Por isso nos é permitido dizer que a história dos instrumentos musicais e consequentemente da percussão data do período dos homens das cavernas.

Instrumentos de Percussão são instrumentos musicais cujo som é obtido por impacto, atrito ou agitação, pode ser utilizadas baquetas para a emissão do som. Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos especificamente para esse fim, qualquer batuque feito com objetos comuns pode ser considerado percussão. Podemos fazer a percussão utilizando tampas de panela, potes de alimento, mesas, cadeiras, caixas, talheres, pratos, lata de tintas como é o caso dos meninos da Lagoa dos Patos, que começam ater aulas nas latas para poder treinarem a força no braço para depois passar para instrumentos.

Analisando os diversos tipos de sons identificamos os da percussão por emitir sinais de curta duração, explicando em linhas gerais podemos dizer que ele sai do silencio, atinge seu maior nível e torna a decair ate cessar, embora isso não se aplique a todos os instrumentos de percussão, já que os sinos continuam e emitir sinais algum tempo depois de tocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário