MANIFESTAÇÕES POPULARES

Blogue destinado à divulgar atividades culturais locais popularescas, como grupos de bairros, ou arte produzida pelo povo.

domingo, 5 de abril de 2009

Arte produzida por jovens de comunidade carente mostra cultura africana




O grupo de jovens da comunidade carente da Lagos dos Patos, em Lauro de Freitas, apesar das dificuldades existentes, não deixam morrer a cultura local, herdada pelos esravos negros africanos e pelo indíos brasileiros e permanecem atuantes para que ela permaneça viva na nossa história.




Os jovens criam e confeccionam roupas com material reciclado, com temáticas africanas. Os mesmos participam de desfiles, apresentações, e não medem esforços para isso. Procuram patrocínio, andam quilômetros para realizar as apresentações, tudo isso com muita felicidade expressa nas fisionomias.






Algumas peças fazem referência à divindades do Candomblé, com cores, modelos e acessórios. Outras remetem à cultura cristã, como anjos e noivas de branco, véu e grinalda. E ainda modelos da cultura indígena e africana. Todas artesanais e feitas com originalidade e criatividade.



Uma das apresentações foi realizada no condomínio Encontro das Águas, em Lauro de Freitas, no final do ano passado, em comemoração aos 10 anos de formação do Mestre de capoeira Washington Silva e ao batizado de capoeira dos alunos do local.




(Por Nayara Lobo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário