MANIFESTAÇÕES POPULARES

Blogue destinado à divulgar atividades culturais locais popularescas, como grupos de bairros, ou arte produzida pelo povo.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Bem-vindo à Feira de São Joaquim, reduto da cultura popular de Salvador

A Feira de São Joaquim, maior feira livre da Bahia, se estende por dez quadras, em 22 ruas, em um espaço de mais de 60 mil metros quadrados. São 7.500 feirantes em mais de quatro mil boxes. Os produtos oferecidos no intrincado emaranhado de ruas e vielas vão muito além das tradicionais frutas, verduras e legumes de uma feira tradicional.

Lá é possível encontrar plantas e ervas para chás e para banhos; imagens de santos e animais vivos para rituais de religiões africanas, como pombos, bodes e galinhas, além de especiarias e temperos da culinária baiana. Inusitados cortes de boi são expostos em barracas, como testículos e olhos, enquanto na área da enseada, porcos, cabras e bodes passeiam livremente e comem bagaço de cana de açúcar. Há ainda artesanato popular com barro, palha e madeira; um mercado do peixe, flores e plantas e até Pramil, o Viagra clandestino.

Este intrincado labirinto abriga uma das maiores concentrações de expressões culturais populares da cidade de Salvador e por isso já foi tema de filmes, documentários, exposições, teses e outras tantas manifestações artísticas, que buscam retratar a singularidade e riqueza desse micro-cosmo social.

Conheça "Seu" Alcides, um simpático vendedor de jaca que conquista os clientes oferecendo seu produto em forma de repente e acompanhe esse artista popular em um passeio pela Feira de São Joaquim.

(por Simone Cabral)




Nenhum comentário:

Postar um comentário